Todos sabemos que uma alimentação variada é fundamental. Desde as frutas aos legumes, do leite ao peixe, passando também pela carne magra, nada deverá faltar à sua mesa. É tudo uma questão de equilíbrio. Assim estão garantidas todas as vitaminas de que necessita: A, B, C, D, E e K. As vitaminas B são conhecidas como Complexo B Embora distintas
(desde a Bi à Bi2), são quase sempre encontradas juntas e todas elas se completam. E não é só na alimentação que as vitaminas assumem, cada vez mais, um papel de destaque. Que o diga a cosmética: as vitaminas combatem o envelhecimento e os efeitos da poluição, dão brilho e regeneram pele e cabelos.
Por isso, não se esqueça: mais do que uma cura, as vitaminas são um meio de prevenção
Vitamina A
(ACÇÃO: preserva a visão, aumenta a imunidade e participa
no crescimento de ossos e dentes. É antioxidante, ou seja, previne o envelhecimento, dá elasticidade à pele e brilho aos cabelos. FONTES: frutas e legumes verdes e amarelos (como a melancia,
o melão, a abóbora e a cenoura), fígado, ovos, leite e derivados. DEFICIÊNCIA: cegueira nocturna e infecções da pele. EXCESSO: não é tóxica, embora a sobredosagem em cápsulas possa provocar danos no fígado e no sistema nervoso.
DOSE DIÁRIA: 1 cenoura.
Vitaminas do Complexo B
AÇÃO: este grupo de vitaminas combate o stress, a ansiedade e a depressão, mantém a pele e os músculos saudáveis, retarda a queda e envelhecimento do cabelo e ajuda a controlar o nível de colesterol.
FONTES: cereais integrais, aveia, feijão, frutos secos (nozes, amendoins e castanhas) e carne magra.
DEFICIÊNCIA: pode causar problemas de pele, atrofia muscular e apatia. EXCESSO: problemas gástricos.
DOSE DIÁRIA: 100 g de nozes ou 2 fatias de melão.
Vitamina D
(AÇÃO: evita o enfraquecimento dos ossos e dentes, aumentando a absorção de cálcio e fósforo. A acção da vitamina D é activada pela luz do Sol.
FONTES: fruta (em especial banana), óleo de fígado de bacalhau, sardinha, atum, derivados do leite e gema de ovo.
DEFICIÊNCIA: raquitismo, risco maior de fracturas e fraqueza muscular. EXCESSO: irritabilidade, problemas digestivos e, em casos mais graves, aumento da pressão arterial e insuficiência renal.
DOSE DIÁRIA: 100 g de atum ou de queijo (parmesão).
AÇÃO: melhora a circulação, acelera a cicatrização e combate a infertilidade. É antioxidante.
FONTES: cereais de pequeno-almoço, lentilha, feijão, brócolos, beterraba e amendoim. A melhor fonte é o gérmen de trigo. DEFICIÊNCIA: fragilidade muscular e anemia.
EXCESSO: falta de vitalidade e incapacidade de concentração. DOSE DIÁRIA: 1 prato de sobremesa de brócolos.
AÇÃO: fortalece os ossos e previne hemorragias. É essencial para a coagulação do sangue.
FONTES: espinafres, nabo, agrião, alface, fígado, iogurte e gema de ovo.
DEFICIÊNCIA: hemorragias.
EXCESSO: não é tóxica.
DOSE DIÁRIA: 4 colheres de espinafres.