Todas as pessoas para sobreviver têm a necessidade de dormir, porém nem todas o conseguem, pois muitas delas têm dificuldades em adormecer e permanecer a dormir durante a noite, podendo desta forma acordar e não voltar a adormecer. Este problema afeta maioritariamente os adultos, sabe-se que 20% da população adulta sofre de insónias sendo o sexo feminino o mais vulnerável ao seu aparecimento, contudo este problema também poderá surgir na adolescência.
Sintomas da insónia
- Dificuldades em adormecer;
- Dificuldades em permanecer a dormir durante toda a noite;
- Ao acordar durante a noite não consegue voltar a adormecer;
- Sentir cansado e sonolência durante o dia;
- Alterações de humor;
- Ansiedade ou estados depressivos;
- Dificuldade de concentração;
Existem diferentes fatores que puderam estar interligados ao aparecimento de insónias, nomeadamente fatores psicológicos e fatores físicos.
Causas da insónia
- Estados depressivos;
- Stress;
- Ansiedade;
- Uma alimentação desequilibrada;
- Consumo excessivo de álcool, nicotina e cafeína;
- Alterações hormonais;
- Doenças;
- Envelhecimento;
Porém sabe-se que os principais fatores para o aparecimento das insónias são os fatores psicológicos, sendo o stress, a ansiedade e os estados depressivos os principais responsáveis. Quando uma pessoa sofre de insónias nem sempre será necessário recorrer a tratamentos médicos, opte por incutir na sua vida diária a pratica de exercido físico, de modo a colmatar o stress, crie uma rotina para o sono de modo a impor horários para dormir e para acordar evitando dormir fora desses horários, evite comer refeições pesadas à noite pois puderam perturbar o sono, evite o consumo de álcool, cafeína e nicotina, realize terapias de relaxamento, como o yoga e a meditação de modo a eliminar todas as cargas negativas e opte por tomar banho antes de se deita de modo a ir para a cama relaxada.
No entanto se os problemas de insónias persistirem durante muito tempo deverá consultar o seu médico, para que este possa analisar o seu caso e lhe possa indicar ou receitar algo indicado para o seu problema.
Lembre-se que as insónias poderão trazer problemas para a sua saúde, pois estas a longo prazo puderam originar doenças crónicas, doenças respiratórias e doenças mentais. Previna-se antes que estas possam ser um problema para a sua saúde.