Está a chegar o Natal e é preciso fazer a lista de presentes e começar a percorrer as lojas. Assim, tem tempo para procurar outras alternativas, caso não
encontre o que inicialmente tinha pensado oferecer. Além disso, pode comparar preços e não se deixar levar pela primeira prenda engraçada que lhe aparecer. Não se esqueça de comprar auto-colantes ou cartões para identificar os presentes.
Comece a pensar na decoração que vai querer dar à casa. Hoje em dia, há mil e uma opções e a criatividade já não está limitada pelas cores nem pelas imagens tradicionais. Compre fitas, bolas, grinaldas, anjinhos, Pais Natais e todos os enfeites que queira acrescentar ao que tinha do ano passado. Mais tarde, poderá não encontrar o que deseja. Depois idealize onde vai colocar os enfeites e não se esqueça das velas, que tornam o ambiente muito mais acolhedor, especialmente nesta época.
Se a consoada vai ser em sua casa, chegou a altura de definir a ementa. Tenha atenção porque pode haver algum convidado com gostos menos comuns. Se assim for, peça-lhe sugestões para um prato que esteja de acordo com as suas preferências.
Se gosta de ter tudo pronto com muita antecedência, pode preparar e congelar alguns cozinhados: assados, acompanhamentos e sobre-mesas. Além disso, pode pedir a familiares que tragam as sobremesas e as bebidas para a noite de Natal. Sempre divide a despesa e o trabalho. Combine no seu local de compras habitual a reserva de frutas frescas e bonitas para a véspera de Natal. Mas se achar que não vai aguentar o stress de cozinhar, encomende.
Nesta altura convém confirmar a lista de presentes para ver se não se esqueceu de ninguém.
Se tem filhos pequenos, aproveite para fazer uma limpeza e reciclagem nos brinquedos. Tire alguns de circulação, elimine os partidos e abra espaço para os novos brinquedos que virão.
Verifique se as cortinas, tapetes e estofos estão a precisar de ser lavados. Dê uma vista de olhos à roupa que a família vai usar na grande noite. Veja se alguma peça precisa de arranjos ou de uma limpeza.
Monte a árvore, com a ajuda de todos. Não esqueça os pormenores, como as grinaldas nas portas e outros elementos decorativos que dão um ar festivo à casa. É também a altura certa para embrulhar todos os presentes e colocar os laços. Coloque já os autocolantes ou cartões que indiquem para quem é a prenda, para que não haja confusões na distribuição durante a noite de Natal. Se tiver espaço junto à árvore, deixe-os num saco grande, bem fechado, para não apanharem pó.